Decoração com plantas: Veja como decorar os ambientes

Atire a primeira pedra quem aí nunca pensou em ter uma plantinha dentro de casa? Pois bem, a decoração com as plantas vem ganhando cada vez mais adeptos, além de deixar a casa linda, as plantas deixam o ambiente harmonioso trazendo uma sensação de paz e tranquilidade.

Decoração com plantas

Para quem é iniciante, quem não leva o menor jeito com as plantas ou quem não tem muito tempo para cuidar das pequenas, existem várias espécies que se adaptam super bem a essas diversidades. Algumas não precisam de incidência de luz solar e outras vivem super bem com pouca quantidade de água.

Espécies de plantas para decoração em área interna

Você pode fazer uma decoração esplendorosa com diversas espécies, misturando tamanhos, cores, texturas e formatos. Todas as espécies que vamos listar abaixo não necessitam de exposição solar, no entanto devemos lembrar que as plantas precisam de muito carinho e um cuidado especial, para que floresçam e fiquem lindas.

Não vá pensando que existem poucas possibilidades de plantas, por que você está enganado,  são muitas e entre elas se destacam; mini-cactos, orquídeas, echeveria (mais conhecidas como suculentas), antúrio, jiboia, areca, violeta, lírio-da-paz, aglaonema, samambaia, entre outros.  

Espécies de plantas para decoração em área externa

As espécies para área externa são aquelas que de alguma forma necessitam de mais espaço, incidência de luz, temperatura e umidade. No entanto, isso irá ocorrer de acordo com a espécie.

Para os ambientes externos temos as marantas, petúnia, alpínia, dracena marginata, alamanda, hortênsia, ave-do-paraíso, buganvília, azaleia, gerânio, onze-horas, suculentas e cactos.   

Locais para colocar as plantas

Existem vários locais onde você pode montar sua decoração com as plantas, uma boa ideia é colocar as plantas em vasos de diversos tamanhos e materiais, uma outra opção é distribuí-los em prateleiras, suportes, na estante, escadas e pendentes ou até em forma de jardins verticais. 

Usando as plantas na decoração da sala

A sala é um ambiente onde a maioria das pessoas gostam de investir na decoração, mas para que este ambiente fique lindo e aconchegante devemos levar em consideração o espaço disponível, local onde será colocada a decoração e o tipo de planta mais indicada.

Separamos as espécies mais utilizadas para a decoração da sala, algumas indicadas para apartamentos pequenos onde há pouco espaço e outras para ambientes mais amplos, entre elas estão; samambaia, jiboia, costela de adão, orquídea, palmeira areca e espada de são jorge.

Usando as plantas na decoração do quarto 

As plantas também podem ficar um charme na decoração do quarto, além de deixar o ambiente charmoso os tons esverdeados das plantas é o predileto de vários arquitetos e decoradores.

As mais usadas são as samambaias, dinheiro na penca, avencas, suculentas, palmeira bambu, jasmim e gardênia. Todas essas espécies ajudam a deixar o seu cantinho com um ar de tranquilidade afastando de vez toda sensação de estresse, além disso o seu quarto vai ficar um cheirinho super gostoso.

Usando plantas no banheiro

Pasmem, mas o banheiro também faz parte da decoração da casa e o uso das plantas nesse ambiente é mais normal do que você imagina. Acredita que as plantas no banheiro favorecem um ambiente mais equilibrado. 

As mais usadas são espada de são jorge, rabo de gato, lírio da paz,  bambu da sorte e samambaias, ambas são espécies que não necessitam de luz solar e são resistentes à umidade.

VEJA TAMBÉM

MAIS
ARTIGOS