Decoração Sustentável para o Quarto: Veja como utilizar lindos elementos
Decoração Sustentável para o Quarto: Veja como utilizar lindos elementos na decoração

Cada vez mais é preciso mudar de atitudes e adotar uma nova maneira de consumir e utilizar os recursos naturais, a decoração sustentável para quarto é uma ótima solução para quem está em busca de um quarto novo.

O quarto é um local especial onde passamos grande parte do nosso tempo, local de relaxar e descansar, por isso deve ser bem planejado de modo que ofereça o conforto que a pessoa precisa e ainda deve ser bonito.

Se você está em busca de novas práticas quer um quarto novo e se interessou pela decoração sustentável, leia esse texto para ficar por dentro de várias dicas e informações sobre o tema.

Decoração Sustentável para o Quarto: Veja como utilizar lindos elementos na decoração

O que é uma Decoração Sustentável para o Quarto?

A decoração sustentável é um tipo de decoração voltada a uma prática limpa, onde se tem uma consciência de consumo ao se decorar e utiliza de materiais reciclados ou feitos de uma maneira consciente é que atinja o mínimo possível ao meio ambiente. 

Você está decorando de maneira sustentável quando utiliza energia renovável seja energia eólica, solar ou quando escolhe lâmpadas Led, você decora de maneira sustentável quando utiliza pallet, papelão, caixotes, madeira reflorestada ou de demolição.

Quando recicla ou quando compra um móvel que seja feito pensando no meio ambiente e na preservação do mesmo, quando prefere produtos que sejam feitos usando poucos recursos naturais.

decoração sustentável para o quarto, cama completa de pallet

Conceito sustentável na decoração de interiores

O conceito sustentável segue um tripé da preocupação social, ambiental e econômica. Aqui é preciso ter o cuidado com a saúde de todos os envolvidos e ter cuidado com os impactos ambientais, tudo é levado em conta antes de qualquer obra. As principais características da técnica são:

  • Reduza
  • Recicle
  • Reutilize
  • Busca por material sustentável
  • Cuidado com a saúde
  • Valorize fornecedores regionais
  • Priorize iluminação natural
  • Tenha ergonomia e acessibilidade
  • Uso consciente da água e dos recursos naturais
  • Deixe o ambiente verde

Objetos sustentáveis para decorar o quarto fáceis de fazer

Existem várias formas de se decorar um quarto de maneira sustentável, muitos são os objetos e móveis sustentáveis que podem ser utilizados. Uma ideia bem legal é a de se fazer araras com cano de PVC, com tubos finos e canos conectores você consegue facilmente montar a sua é pode organizar roupas e acessórios.

Uma outra dica super legal é a de fazer um criado mudo com caixote de feira, basta pintar a peça colocar um pesinho é esta pronto e você pode colocar enfeites e objetos em cima.

A mesa lateral feita através de cesto de roupa é outra ideia bem interessante e o bom que você só precisa colocar um vidro ou madeira em cima e está pronto, super fácil e prática.

DIY: Nichos de papelão

Vamos ensinar um passo a passo de como fazer um nicho hexagonal através de papelão, pois assim você tem um móvel bacana para decorar a sua casa e ainda ajuda a diminuir o lixo no meio ambiente, aproveitando o papelão.

Materiais:

  • Papelão
  • Cola quente
  • Régua/Esquadro 
  • Compasso
  • Caneta 
  • Fita crepe
  • Tinta acrílica a gosto
  • Pincel ou rolinho

Modo de fazer:

Pegue o papelão e com a ajuda de um compasso marque a caneta as formas de um hexágono através de pontos, fazendo primeiramente um círculo, você pode usar um molde para facilitar, utilize uma abertura 20cm, agora é hora de ligar o pontos e formar o hexágono.

Com ajuda de um estilete corte o desenho, faça uma base retangular de papelão e contorne todo o hexágono com ela. Utilize a cola para colar a parte que vai ficar na parede(é interessante usar fita crepe nessa parte para dar mais sustentação, fica mais durinho e depois tudo é escondido).

Agora basta fazer o mesmo processo em todas junções, pois ao pintar esconde a cola quente e esconde a fita.

Agora que o hexágono está  pronto é só pintar com a tinta escolhida seja com pincel ou rolinho. É importante que a pessoa veja o vídeo que vai ajudar muito a entender o processo.

Principais dicas para a decoração sustentável do quarto

A primeira dica quando assunto é decoração sustentável é a utilização de plantas, mesmo que algumas pessoas pensem que as plantas roubam oxigénio não passa de um mito, na verdade elas são benéficas deixam o ar mais limpo e o ambiente mais arejado.

De preferência utilize as peças de barro e feitas em madeira reflorestada que agridem menos o meio ambiente, busque reutilizar o que já tem  casa, passar uma mão de tinta, colar uma pérola ou um detalhe.

Você pode utilizar latinhas, potes, madeira, caixotes tudo para compor peças bonitas e dar vida a sua decoração. Outras dicas são busque utilizar  lâmpada Led para economizar energia e esquentar menos o ambiente, aproveite a luz e ventilação natural.

VEJA TAMBÉM

MAIS
ARTIGOS