Fogão de Lenha: Aprenda quais são as medidas e Fotos para inspirar - LAR PARA TODOS
Fogão de Lenha: Aprenda quais são as medidas e Fotos para inspirar

Um fogão a lenha é sempre bem vindo na decoração de uma casa, neste artigo você vai aprender quais as medidas e ver fotos para se inspirar e decidir sobre qual o fogão ideal de acordo com o seu espaço e estilo.

Não é de hoje que os fogões a lenha fazem parte do nosso cotidiano, sendo que no passado eram os mais utilizados, pois ainda não existia o gás de cozinha atual. Além de comidas de gosto único, trazem uma nostalgia boa e um clima de casa de vó ou casa de campo super especial.

Se você está em busca de um fogão a lenha para trazer mais beleza a sua casa não pode perder o nosso artigo e ficar por dentro de dicas sobre as medidas mais utilizadas no mercado e as variações que elas têm, e ter acesso a fotos incríveis para que você se inspire e tire ideias para montar o seu fogão a lenha perfeito.

Fogão de Lenha: Aprenda quais são as medidas e Fotos para inspirar

Tipos mais usados

Existem dois tipos de fogão a lenha mais utilizados os de tijolo onde a pessoa contrata um profissional para fazer, ou até ela mesmo pode fazer caso tenha experiência. Ele é feito com medidas de acordo com o local de instalação, pode ser feito de vários revestimentos seguindo o estilo do local em que vai ser inserido.

E os pré-fabricados que você compra pronto em lojas, de acordo com a medida que mais combina com o seu espaço, geralmente feitos de ferro um pouco mais limitados quanto aos de cima em relação a tamanhos e modelos.

Mas esses não são os únicos tem fogão a lenha até de vídeo no mercado. 

Medidas de fogão a lenha

Muitas são as medidas de um fogão a lenha disponíveis no mercado que variam de acordo com cada fornecedor e cada modelo, fora que alguns são planejados de acordo com o seu espaço, diante de tantas possibilidades fica até difícil falar em medidas, mas as mais comuns são:

Fogão com chapa de 80 x 45 ideal para grandes espaços, possui ampla fornalha e forno grande

Fogão com chapa de 60×55 ideal para quem possui um área mais otimizada, mas não abre mão de ter um forno grande, possuindo ainda muita potência de cozimento.

Existem também a possibilidade de fogão com chapa de 60×40 um pouco menor sem perder a eficiência ideal para espaços menores, porém essas não são as únicas medidas como já falamos varia muito de acordo com cada caso.

Já quando assunto é altura ela gira em torno dos 49 cm a 150 cm podendo ser menor ou maior, a largura varia de 56 cm a 195 cm, também podendo variar, em relação a profundidade segue a mesma linha de 56 cm a 76 cm mais ou menos.

Fotos para se inspirar

Nada melhor que a gente poder ver o fogão em uso na prática para decidir qual o modelo que mais combina com a gente e com o estilo da nossa casa, veja algumas fotos mais abaixo e se inspire:

Aqui podemos ver um modelo tradicional de fogão a lenha feito de tijolo, que traz uma pegada rústica, um modelo amplo que ficou de acordo com o espaço que é grande e trouxe muita beleza ao local.

modelo tradicional de fogão a lenha feito de tijolo, que traz uma pegada rústica

Aqui um fogão a lenha também de tijolinho, mas um pouco mais requintado típico de fazendas mais luxuosas, também tem uma pegada rústica e combinou muito bem com o resto da decoração da cozinha.

fogão a lenha também de tijolinho, mas um pouco mais requintado típico de fazendas mais luxuosas

Na foto um fogão a lenha comprado feito em ferro que trouxe muita beleza a cozinha e deu um contraste pelo fato da cozinha ser toda de tijolinho, trazendo um efeito muito bonito ao local.

fogão a lenha comprado feito em ferro que trouxe muita beleza a cozinha e deu um contraste pelo fato da cozinha ser toda de tijolinho

Aqui podemos ver um fogão a lenha não tão comum, revestido de cerâmica que imita tijolinho, ficando muito bonito também e super charmoso, combinou bem com o resto da cozinha, um detalhe é que essa cozinha é bem pequena e mesmo assim o fogão não carregou o ambiente.

ogão a lenha não tão comum, revestido de cerâmica que imita tijolinho, ficando muito bonito também e super charmoso

Para quem deseja uma decoração bem rústica e bem tradicional, lembrando os velhos tempos das fazendas podemos assim dizer esse modelo de fogão a lenha é o ideal, ele remete aos primeiros fogões que surgiram a décadas atrás e não perde em nada em beleza e eficiência.

VEJA TAMBÉM

MAIS
ARTIGOS