Madeira de demolição na decoração: Saiba como reciclar e decorar

Hoje vamos falar um pouquinho de um material que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado decorativo e arquitetônico, Madeira de demolição na decoração, ela veio para transformar o ambiente deixando charmoso e aconchegante.

Madeira de demolição na decoração: Saiba como reciclar e decorar

Por se tratar de uma madeira que possui uma excelente resistência, pode ser utilizada na decoração de vários ambientes como mobília para quartos, escritório, cozinha, ou até mesmo como parte da construção, como uma viga de sustentação, janelas, guarda-corpos, forro de teto, pilastras, piso, entre outros.

Custo benefício da madeira de demolição

Como o nome já diz, a madeira de demolição vem do resto de antigas construções, onde a maioria dessas madeiras são de espécies como ipê, peroba rosa, jacarandá ou carvalho, ambas madeiras que possuem alta qualidade, e  mesmo sendo antigas sua durabilidade ainda permanece durante anos.

O custo benefício é um grande atrativo pois o valor de uma peça de madeira de demolição no mercado sai quase pela metade do valor de uma peça extraída recentemente. Além disso, quando você opta pela madeira usada, automaticamente você estará ajudando ao meio ambiente evitando que mais árvores sejam retiradas da nossa flora, tornando assim  uma maneira sustentável de construção ou decoração.

Como identificar a madeira de demolição

Não é difícil identificar a madeira de demolição pois ela tem marcas de parafusos, pregos, lascas e arranhões os quais foram produzidos durante sua primeira utilização. Para que uma peça de madeira seja reutilizada é necessário primeiramente higienizar e fazer o tratamento adequado de acordo com o tipo de utilização.

Algumas peças podem ser totalmente renovadas ficando novinhas sem nenhum tipo de deformação, mas em alguns casos a decoração fica definitivamente mais bonita quando as peças de madeira são usadas apresentando  sua antiga forma como por exemplo com arranhaduras, pregos, rachaduras, que foram causados pelo tempo, retratando assim toda a história da madeira. 

Como usar a madeira de demolição na decoração

De modo geral, você pode utilizar a madeira de demolição em diversas formas na decoração da sua casa. Sendo assim, separamos algumas opções acessíveis  que vão dar aquele toque final na sua decoração.

A madeira de demolição pode ser empregada na decoração como painel de TV, cômodas, mesa, cadeiras, cristaleiras, aparadores, balcões de cozinha, escadas, adornos, tampos, nichos,  prateleiras, piso  entre outras.  

Painel de TV

Os painéis de TV são uma ótima opção para deixar sua decoração simples, bonita e com um precinho bem acessível. Além disso é bem fácil e rápida sua instalação.

Piso para a área interna e externa

Uma outra opção para a decoração é a utilização da  madeira de demolição como piso de áreas externas e internas. Tenho certeza que você já viu aquele famoso piso de taco, pois bem, podemos também fazer uma versão nova e original dos antigos pisos.

Jardim vertical

O jardim vertical é um charme quando falamos em decoração, agora você já imaginou juntar as cores e texturas das plantas com uma peça robusta e cheia de detalhes? Pois bem, é assim que se cria um jardim vertical sustentável, lindo, econômico e uma peça pra lá de elegante para a decoração de qualquer ambiente.

VEJA TAMBÉM

MAIS
ARTIGOS